top of page

 Grupo In-Cena de Teatro começou em 2007, idealizado por Andre Luiz Dias e Cida Correia.  No início como Cia Experimental de Teatro promovendo cursos de formação livre e finalizou o ano com 4 montagens.

Em 2008 a história continua avançando e o grupo passa a se chamar ‘Cia In-Cena de Teatro’ e segue com a escola. Apresentando 3 novos espetáculos.

Em 2009, com o crescimento da escola houve a necessidade de mais espaço, nesse momento foi estabelecida a parceria com o SESC de Teófilo Otoni para acontecer as aulas. O In-Cena constituiu seu elenco profissional e fixo com Andrine Maisch, Elmo Mendes e agora atriz convidada Luciene Lemos. 

Em 2010 o grupo modifica seu nome para o atual, Grupo In-Cena de Teatro.

Em 2011 o In-Cena  participa do FESTIM – Festival de Teatro de Timóteo – com o espetáculo ‘Uma História sem Pé nem Cabeça’ sendo o grupo mais premiado do festival. 

O In-Cena cada vez mais consolida sua dedicação ao teatro e monta 4 novos espetáculos, três desses que compõe o repetório atual do grupo. O espetáculo ‘Em Algum Lugar’ teve sua estreia no teatro Dom Silvério no Chevrolet Hall em BH.

Em 2012, o In-Cena circulou com o espetáculo 'Em Algum Lugar' no FRINGE, Festival de Teatro de Curitiba, no Palácio da Artes (BH), Centro Cultural Usiminas (Ipatinga - MG), Teatro Santa Izabel em Diamantina (MG), além de turnê por várias outras cidades e festivais nacionais. Em comemoração aos 5 anos de trabalho idealizou e produziu o FESTTO, Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni, com espetáculos gratuitos de diversos lugares do país e oficinas de formação com Eurico Justino, Bruno Godinho e Carlinhos Ferreira de BH e Enrico Fassela  da Itália. Debates com a Presidente do SATED-MG, Magdalena Rodrigues (BH), o diretor teatral e coordenador do FACE, Geraldo Lafayete (Conselheiro Lafaiete) e o Presidente da ATVA, Célio Martins (Governador Valadares). O FESTTO recebeu mais de 130 profissionais do universo artístico como atores, técnicos, dramaturgos e teve um público estimado em 6000 (seis mil) pessoas em 4 dias de evento. Continuando a comemoração do aniversário, o In-Cena recebe homenagens da Prefeitura e da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, por seu serviço prestado à comunidade e de excelência profissional.

O Grupo In-cena já acumula até hoje 34 premiações em diversos festivais e já apresentou-se em pelo menos 30 cidades.

Outra proposta iniciada 2012 pelo In-Cena é o projeto “Lá & Cá”, no qual foi convidado o Núcleo de Dança Dor de Ipatinga (MG). A ideia era que cada grupo promovesse o intercâmbio de experiências e vivências teatrais em suas respectivas cidades, ficando a cargo de cada um a produção local de uma oficina e apresentação de um espetáculo do outro grupo, assim foi realizado.

O In-Cena é o primeiro grupo do Vale do Mucuri a profissionalizar-se e a ter o seu trabalho reconhecido fora do estado de Minas Gerais. Trabalho este, pautado na pesquisa do teatro contemporâneo, com ênfase nas questões existências do ser humano e ainda na cultura regional.

Em 2012 inaugurou o Espaço Cultural In-Cena - sede da Escola Livre de Teatro e do Grupo In-Cena de Teatro. Pretende-se que o Espaço conte com uma biblioteca para estudo dos alunos, com acervo direcionado para o Teatro e outras áreas artísticas, um ‘Teatro de Bolso’ - com capacidade máxima de 30 a 40 pessoas, para pequenas apresentações e o cineclube. Também outras salas para realização de oficinas relacionadas à área artística e cultural.

Em 2013 Estréia o seu novo espetáculo  em Viña del Mar/Chile - Em Verdade Vos digo  -  A vida por trás do universo da prostituição é o tema abordado pela peça, dirigida por André Luiz Dias, integrante do Grupo In-Cena, e por Anderson Feliciano, convidado pelo grupo especialmente para este trabalho.

Em 2014 começa a circulação com o novo trabalho por São Paulo, Belo Horizonte, Teófilo Otoni e já com data marcada para apresentar sua arte para os Chilenos. 

É a arte do Mucuri sendo levada para além das montanhas de Minas. 

INFO

bottom of page